Inaugurado CMEI Prefeito Sebastião Tomio

Foi inaugurado neste sábado, 07 de setembro, o Centro Municipal de Educação Infantil Prefeito Sebastião Tomio, na localidade de Águas Negras. Mais uma obra de grande importância para educação.

A cerimonia contou com a presença do Prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, do Vice-Prefeito, Alcir Merizio, do Vereador Antonio Bonomini, representando a Câmara de Vereadores, demais Vereadores e autoridades municipais.  O evento contou também com a presença do neto do homenageado, Charles Diogo Zabel, dos professores, pais, alunos e da comunidade.

O Centro Municipal de Ensino Infantil Prefeito Sebastião Tomio, recebeu esse nome em homenagem ao primeiro prefeito de Botuverá, que residia na localidade de Águas Negras. O local atenderá crianças de 4 meses a 6 anos de idade, das localidades de Pedras Grandes, Águas Negras, Sessenta e Bracinho. Com a inauguração do novo espaço, iniciaram as atividades da turma de período integral para crianças de 4 meses a 2 anos de idade. Outras quatro turmas de 2 a 6 anos, já estavam sendo atendidas na antiga escola.

O homenageado, Sebastião Tomio, nasceu em 20 de janeiro de 1929, em Botuverá. Seus pais eram Ermínia e Sílvio Tomio. Casou-se com dona Olívia Gianesini e tiveram dois filhos, Edite e Silvino. Empresário, possuía fornos de cal e também a única fábrica de corretivos de solo da região, naquela época. Foi o primeiro prefeito eleito do município, sucedendo o prefeito nomeado provisório Zeno Belli. Ocupou o cargo entre 1963 até 1969. Faleceu vítima de um acidente automobilístico em 14 de julho de 1975. Entre as principais realizações à frente da prefeitura, citamos a abertura da Avenida Paulo VI até a Rua 1º de Maio; a Construção do antigo prédio da prefeitura; a construção de novas salas de aula, ampliando o então “Grupo Escolar Padre João Stolte; a criação e construção das escolas isoladas do Lageado Alto e Baixo e a ampliação da cooperativa de eletricidade rural.