Botuverá conquista resultados positivos em pesquisa sobre empreendedorismo

O SEBRAE/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, está realizando uma pesquisa de monitoramento de imagem das prefeituras catarinenses quanto ao empreendedorismo. No município de Botuverá, o estudo foi realizado entre os dias 18 e 20 de julho de 2018 e os resultados obtidos superaram as expectativas.

De acordo com a pesquisa, 63,33% dos entrevistados do município de Botuverá estão satisfeitos com medidas de apoio ao empreendedorismo, sendo que 75% deles empreenderam nos últimos seis meses. 69,17% deles veem o poder público municipal como facilitador do empreendedorismo. Em uma escala de zero a dez, a acessibilidade das informações para abertura de negócios recebeu um índice de 7,46. O estudo ainda traça o perfil dos respondentes, que incluiu empreendedores e não-empreendedores.

O prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, comemora os resultados e os atribui aos moradores da cidade, a quem ele descreve como trabalhadores. “Aderir ao projeto Cidade Empreendedora trouxe um direcionamento inédito para a cidade. Foi possível conhecer o que os empresários e empreendedores pensam. A pesquisa ajudou muito, mostrou que estamos no caminho certo e também que podemos melhorar ainda mais”, comenta.

Esta é a primeira de quatro pesquisas que serão realizadas no semestre pelo SEBRAE nos municípios. O objetivo é fazer uma comparação dos resultados obtidos para análise, incentivando assim o empreendedorismo nas cidades catarinenses. “A pesquisa é um medidor de interesse para o poder público saber como está o atendimento da população nesse tema, verificar como estão aceitando as novas implantações”, explica Alcides Sgrott Filho, coordenador do SEBRAE/SC da Foz do Itajaí.

Alcides ainda ressalta que os resultados atingidos pelo município de Botuverá refletem o incentivo da prefeitura para a população investir. “A tramitação está mais rápida e as informações estão mais acessíveis, então está mais fácil abrir seu negócio”, diz.

Cidade Empreendedora

Botuverá vem desenvolvendo ações de consultoria e capacitação para a implantação de políticas de desenvolvimento desde 2017, com o Projeto Cidade Empreendedora. Entre as atividades propostas pelo SEBRAE estão a criação da Sala do Empreendedor, educação empreendedora, levantamento de oportunidades, Plano Estratégico de Gestão Municipal, gestão estratégica orientada para resultados e o Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal.

O Programa Cidade Empreendedora é um projeto desenvolvimento pelo SEBRAE/SC, em parceria com as Prefeituras, destinado a incentivar o crescimento da economia local através de diversas iniciativas, explorando os potenciais da cidade e protagonizando os micro e pequenos negócios. Dentro do projeto existem onze eixos de atuação e trinta e quatro ações estratégicas, que visam ampliar o empreendedorismo nos quarenta municípios participantes.