Concurso de Desenho nas Escolas Municipais

O projeto ‘Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu’, de conscientização turística nas escolas, teve início na cidade de Botuverá em março de 2019.

A primeira etapa do projeto consistiu na aplicação de palestras para os professores com o tema ‘Turismo e Sustentabilidade, Vale muito aprender’.

O projeto é uma iniciativa do CIMVI – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, a realização é feita pela Secretaria Municipal de Educação de Botuverá e chega agora para nova fase: ‘Traços do meu Vale’.

Poderão participar do concurso somente os alunos do 4º ano que participaram do Projeto Vale Muito. O desenho deverá retratar, na visão da criança, o seu atrativo turístico favorito no Vale Europeu e, juntamente com a ilustração, deve ser criada uma frase sobre aquele atrativo. Ele vem com o objetivo de implementar ainda mais a visão das belezas do Vale Europeu após as palestras, além de fazer os alunos refletirem sobre qual é o seu ponto turístico favorito em sua cidade. “Com isso, despertamos a sensibilidade do aluno olhar como um turista, de realmente conectar-se com as belezas de nossa região”.

O concurso será aplicado pelo professor que recebeu a palestra e, após a aplicação, o professor multiplicador irá formar uma comissão e selecionar três desenhos da turma e encaminhar para a Secretaria de Educação. A Secretaria por sua vez, deve realizar uma comissão que irá escolher dois (2) desenhos e o terceiro desenho será selecionado por voto popular através das mídias. Realizada esta etapa, os desenhos escolhidos serão enviados para o CIMVI, onde teremos 3 representantes de cada município, totalizando 36 desenhos. Depois disso, o Consórcio irá convocar uma equipe de 5 jurados para selecionar 1 ganhador de cada cidade, resultando em 12 desenhos para a grande final do concurso.