Projeto avalia audição e fala das crianças matriculadas nas escolas municipais de Botuverá

No primeiro semestre de 2022 a Secretaria de Educação de Botuverá iniciou o projeto “Audição, um sentido que dá sentido à sua vida”. Esse projeto teve como objetivo dois tipos de triagem : a auditiva e a de fala, bem como orientar, por meio de palestras nas escolas, sobre a importância da audição e os cuidados que devemos ter para protegê-la.

A abrangência do projeto limitou-se às crianças da primeira série do ensino fundamental das escolas municipais de Botuverá. Atualmente, a Secretaria de Educação conta com 49 crianças matriculadas nessa série.

De acordo com os resultados apresentados no gráfico abaixo podemos observar que 45% das crianças não apresentaram nenhuma alteração de ordem fonoaudiológica. Por outro lado, 39% apresentaram alterações fonológicas (fala) e 12% apresentaram alterações auditivas, sendo todas decorrentes de alterações na orelha média.

Os resultados foram entregues aos pais, e esses foram orientados a procurarem o serviço de fonoaudiologia do município, a fim de serem realizados os devidos encaminhamentos e orientações, caso necessário.

Levando em consideração que as habilidades de escuta e de fala influenciam diretamente na aprendizagem e nas habilidades sociais, as triagens serão realizadas anualmente nas crianças que ingressarem na primeira série.

Esse projeto foi realizado em parceria com os professores, que, após palestra auditiva nas escolas ministradas pela fonoaudióloga, trabalharam conteúdos relacionados ao tema. As triagens foram realizadas na Secretaria de Educação pela fonoaudióloga do município e todos os exames foram autorizados pelos pais.