Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal é concluído em Botuverá

Na última sexta-feira, 19, o Sebrae/SC realizou a entrega do Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal (Pegem) de Botuverá. Com o objetivo de identificar os setores e problemas prioritários do município para aumentar o desempenho da gestão municipal, a iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora, uma inciativa do Sebrae, em parceria com prefeitura.

O planejamento estratégico desenvolvido para Botuverá possui quarenta e seis projetos com metas, indicadores e planos de ação para serem desenvolvidos na cidade. Cada projeto faz referência a um setor específico da gestão municipal, já priorizados por cada secretaria e autarquia. “Quando temos uma gestão municipal com poucos recursos, precisamos de um planejamento para desenvolvê-la, e é aí que nós entramos. O Pegem é uma importante ferramenta para o crescimento do município, pois concentra projetos que tem maior efetividade dentro da gestão municipal”, destaca o Consultor do Sebrae, Cristiano Pedroli de Ramos.

Realizado com o intuito de facilitar a interação entre Prefeito, secretários e servidores municipais, o planejamento atua como assessor da administração pública, visando definir os objetivos estratégicos e a elaboração do plano de gestão até 2020. “O Pegem é uma ferramenta que nos permite saber como cada secretaria funciona, permitindo assim, alcançar um maior desempenho de todos os setores da prefeitura e identificando a situação atual da cidade para um desenvolvimento mais eficiente”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Botuverá, Márcio Colombi.

Com o planejamento em mãos, o Sebrae/SC e a gestão municipal de Botuverá, pretendem realizar reuniões mensais para fazer o monitoramento dos projetos, metas e indicadores, e assim, desenvolverem as estratégias no município.