Botuverá participa da inauguração da Central de Valorização de Resíduos 1

Na quinta-feira, 21 de novembro, foi inaugurada a Central de Valorização de Resíduos 1, estrutura localizada dentro do Parque Girassol, em Timbó. Esse projeto pertence aos 14 municípios que participam do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, do qual Botuverá faz parte.

A Central de Valorização de Resíduos I (CVR I) é o local onde acontecerá a triagem dos materiais vindos da coleta seletiva e ecopontos. Um equipamento para a triagem do material está instalado nesse galpão, onde serão triados 33 tipos diferentes de materiais com o plásticos e papéis.

A estimativa do CIMVI é que em torno de 20% do material que chega no Parque Girassol e, até hoje, iria totalmente para o aterro sanitário, seja reaproveitado na CVR I através da triagem. Para isso, o programa Vale Muito Cuidar está sendo desenvolvido em todas as cidades para educar a população de sua tarefa nesse meio.

Nesta mesma cerimônia também foi assinado o lançamento do edital de licitação para aquisição de um equipamento para o reaproveitamento dos rejeitos pós-triagem. Os materiais vindos da coleta seletiva que ficam na esteira após passar pela plataforma de triagem irão alimentar esse equipamento, produzindo termoplásticos como pavers, placas de sinalização viária e mobiliários urbanos para uso público atendendo os 14 municípios. A expectativa é que esse sistema já esteja operando em maio de 2020.

Com informações da CIMVI – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí.

Créditos: Richard Ferrari.