Publicado quarta-feira, 27 de setembro de 2017

SEBRAE/SC realizou entrega do Botuverá em Números

Na ocasião, também foi lançado o Plano de Desenvolvimento Econômico, cuja primeira reunião de planejamento acontece no dia 4 de outubro.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE/SC) realizou, na noite desta quinta-feira, 21 de setembro, no município de Botuverá, a entrega da solução Botuverá em Números, que reúne uma série de dados sobre vários setores do município. Na ocasião também foi lançado o Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM). As duas soluções compõem o primeiro ciclo de ações práticas do “Programa Cidade Empreendedora” que, desde maio, está em vigor na cidade. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, contando com a presença de lideranças políticas, integrantes da sociedade e, também, parte do empresariado local.

A solução Botuverá em Números tem como objetivo principal disponibilizar uma verdadeira fotografia do município, trazendo informações detalhadas sobre vários setores. Trata-se de uma importante ferramenta estratégica que pode auxiliar os gestores no momento da tomada de decisões executivas, através de dados estatísticos e comparativos. Já o PEDEM, por sua vez, tem como meta prestar assessoria aos administradores da cidade para a posterior elaboração de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é apresentar eixos chave para o fomento do desenvolvimento local. O primeiro encontro do PEDEM acontece no próximo dia 4 de outubro, às 18h30, na Câmara de Vereadores de Botuverá, quando ocorre o Seminário de diagnóstico e planejamento de setores econômicos do município.

“Com a reunião destas informações, junto das lideranças, dos empresários, poder público e pessoas interessadas, vai ser um suporte para o planejamento do município de Botuverá nas próximas décadas”, ressalta o coordenador regional do SEBRAE/SC, Alcides Sgrott Filho.

Presente no evento de lançamento, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Botuverá, Márcio Colombi, acredita que quando se tem um conjunto de inteligências e informações, se torna muito mais simples prospectar o crescimento do município para as próximas décadas em setores como indústria, agricultura, comércio e turismo. “É muito mais fácil diagnosticarmos os pontos fortes e os pontos fracos”, enfatiza.

O Botuverá em Números e o PEDEM foram elaborados após um intenso trabalho de pesquisa feito por consultores do SEBRAE/SC, através do Cidade Empreendedora. O próximo passo, agora, é efetuar a produção do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico, que possui etapas táticas e operacionais que devem resultar no desenvolvimento multisetorial do município. Após finalizado, haverá uma nova apresentação para a comunidade local.

“A empresa e o município que tem dados a sua disposição está sempre um passo a frente. Esses números serão muito úteis para fazermos o planejamento do município, principalmente na área do desenvolvimento econômico. Queremos ter uma visão de futuro, colocando a classe empresarial em novos rumos e criando oportunidades”, comenta o prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene.