Publicado terça-feira, 1 de agosto de 2017

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

No dia 27 de julho foi celebrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, um marco da luta dos trabalhadores por melhores condições de saúde e segurança no exercício da profissão. Ao longo do tempo, um conjunto de medidas legislativas foram elaboradas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores. A data se tornou oficial em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

Realizar os exames exigidos pela legislação brasileira, incentivar hábitos saudáveis e investir em políticas de conscientização são algumas das ações que podem contribuir para promover a saúde e a segurança dentro e fora do ambiente laboral. Segundo um estudo, o impacto dos programas de Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT) é extremamente benéficos para a empresa e os colaboradores, especialmente a longo prazo.

Para conscientizar as pessoas dessa data tão importante, foi promovido nas Unidades de Saúde do município de Botuverá, palestra com as equipes de saúde com a intenção de sensibilizar os profissionais quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs.

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequencias negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.