Publicado quinta-feira, 13 de abril de 2017

Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Recriar de Botuverá recebe visita do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários.

O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Recriar, projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Botuverá, recebeu no dia 07 de abril, a visita do Prefeito municipal de Botuverá, José Luiz Colombi, do Vice-Prefeito, Alcir Merisio, juntamente com os Secretários Municipais para conhecer os serviços prestados a comunidade.

O Serviço de Convivência atende semanalmente 160 beneficiários, contribuindo para a melhor qualidade de vida das pessoas, oportunizando um espaço de aprendizagem e convivência familiar e comunitária.

Desenvolve trabalho voltado a Criança e ao Adolescente, duas vezes por semana, com Oficinas de Artes, Oficina de Jogos Trabalhando Corpo e Mente, Oficina de Leitura e Oficina de Papel Reciclado, buscando favorecer o fortalecimento de vínculo e aprendizagens alternativas, contribuindo para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes, visando vivências saudáveis para cada faixa etária. Ocorre no contraturno da escola e no espaço é fornecido lanche e almoço para as crianças e adolescentes.

O Centro de Convivência realiza também atividades com as Idosas, duas vezes por semana, com oficinas de Artes, Jogos Trabalhando Corpo e Mente, Confecção de Cachecol, Tapete e Oficinas de Contação de Histórias, visando o envelhecimento saudável e o fortalecimento dos vínculos familiares que muitas vezes se encontram fragilizados pelas situações diárias que correrem.

Atende também Mulheres, uma vez por semana, com atividades de Geração de Renda que contribuem para a complementação do orçamento familiar, favorecendo a retirada das famílias das situações de vulnerabilidade social econômica em que se encontram. Nessa atividade de geração de renda, também ocorre semanalmente o trabalho com homens, onde são orientados sobre a funcionalidade e geração de renda, contribuindo para que possam aprender um ofício e viabilizar o sustento familiar.

Outro serviço que o Centro de Convivência oferece é Alfabetização de Adultos, que vem favorecendo a retirada de pessoas da condição de analfabetismo e inserindo estas no mundo letrado, oportunizando novas experiências, bem como, evolução no seu ambiente de trabalho diante de maquinários que exigem leituras e decodificação de letras para o acesso.

Ressalta-se que os Serviços prestados acima são ofertados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Recriar, serviço este, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, de responsabilidade do Secretário Municipal, Edilson José Maestri.

O Secretário Edilson e a Diretora de Assistência Social Jussara, realizaram adesão do Serviço com o Governo Federal na Gestão 2013, do atual Prefeito José Luiz Colombi. Mediante o termo de adesão, citado acima, foi possível executar os serviços e proporcionar a população um espaço de convivência familiar e comunitário, bem como, um espaço de aprendizagem e vivências que favorecem o desenvolvimento familiar dos beneficiários.