Publicado segunda-feira, 17 de abril de 2017

Campanha de vacinação contra Influenza (gripe)

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) em Botuverá será realizada no período de 17 de abril a 16 de maio, sendo o dia 13 de maio o dia D de mobilização nacional.

A vacina estará disponível na Unidade de Saúde do Centro, das 08h30min às 12h e das 13h às 17h. Na Unidade de Saúde de Águas Negras, o horário de atendimento será das 8h às 12h e das 13h às 16h. A vacina disponível nas Unidades de Saúde é a Vacina Trivalente que protege contra Vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B.

 A vacinação será oferecida gratuitamente em todas as salas de vacina da rede pública de saúde para os grupos prioritários até o final da campanha. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90% dos grupos prioritários da campanha.

Os grupos prioritários que tem direito a vacinação são: Pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias apos o parto), trabalhadores de saúde, professores de escolas publicas e privadas, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, indígenas, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e os doentes crônicos e condições especiais: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença neurológica crônica, doença hepática crônica, obesidade, diabetes, imunossupressão, transplantados e portadores de trissomias.

É necessário atestado médico para os crônicos e condições especiais. Todos devem trazer carteira de vacinação e documento de identidade.

A gripe pode ser transmitida de forma direta por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar, ou por meio indireto pelas mãos, que após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos.

O vírus da gripe pode permanecer por horas no ambiente, principalmente em superfícies tocadas frequentemente por várias pessoas, como corrimões, interruptores de luz, maçanetas, carrinhos de supermercado, entre outros.  Por isso, é importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar o álcool gel, e evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após o contato com essas superfícies.

É importante ficar atento aos sintomas da gripe, que, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. O tratamento precoce com medicamentos antivirais ajuda a evitar a evolução para formas graves que podem levar a internação e ao óbito. Se os sintomas persistirem, procure a Unidade de Saúde mais próxima.