Publicado quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Ação de integração dos adolescentes com os idosos

O Serviço de Convivência Recriar da Secretaria Municipal de Assistência Social conta com um grupo de adolescentes que frequentam o Centro para realizar oficinas de Artes, de Papel Reciclado, de Construção de Cachecol e Tapetes com teares manuais. Atualmente o Centro de Convivência atende um público de 160 pessoas entre crianças, adolescentes, mulheres, homens e idosos que frequentam duas vezes por semana o serviço.

O objetivo do trabalho é favorecer o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e mediante a esse objetivo foi oportunizado aos adolescentes uma visita ao Lar dos Idosos Lions Clube de Brusque. Nessa visita os adolescentes presentearam cada idoso do Lar com um cachecol feito por eles no Centro de Convivência.

Durante dois meses os adolescentes produziram os cachecóis para os idosos do Lar e tiveram o maior prazer em fazê-lo, pois sabiam que estes seriam úteis para aquecê-los no inverno, bem como ter um vínculo com os idosos. A visita favoreceu aos adolescentes o contato com a realidade do envelhecimento e a mediação dos profissionais do Centro e do CRAS, presentes na visita, oportunizou reflexões como: respeito ao idoso, compreensão com a situação de cada individuo, solidariedade, valorização da escuta e do carinho com os idosos no convívio em casa.