Noticias

Capacitação em Promoção e Manejo Clínico do Aleitamento Materno

No dia 28 de Agosto, o município de Botuverá-SC recebeu uma Capacitação em Promoção e Manejo Clínico do Aleitamento Materno, realizado pela Enfermeira, Sheila das Neves Martins, da Rede Amamenta da Secretaria Municipal de Brusque, serviço em que é realizado o posto de coleta e armazenamento de leite materno humano para mães que desejam doar e demais orientações às mães com dificuldades em amamentar.

Agosto é o mês em que são realizadas campanhas de incentivo e valorização à promoção e proteção ao aleitamento materno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) denominou “Agosto Dourado”, em virtude de o leite materno ser o alimento mais completo que uma criança poderá receber, sendo assim uma alimentação “padrão ouro”.

Devido à magnitude e pertinência desse tema surgiu a oportunidade de realizar essa capacitação técnica. Uma vez que saúde abrange diversos fatores, o convite à capacitação estendeu-se aos serviços e secretarias de Saúde, Educação e ao CRAS.

Durante a capacitação foram abordados temas relacionadas a importância ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses, tanto para os bebês quanto às mães, a relevância de uma rede de apoio para o sucesso da amamentação, uso de acessórios para amamentar, bem como, principais intercorrências clínicas, patológicas e emocionais que podem surgir durante esse período e quais as possíveis formas e técnicas de auxílio às mães e familiares.