Publicado terça-feira, 14 de junho de 2016

25ª Festa Bergamasca celebra as tradições italianas

25ª Festa Bergamasca celebra as tradições italianas

Com o objetivo de celebrar as tradições da cultura italiana e os 54 anos de emancipação político-administrativa, foi celebrada no último final de semana a 25ª Festa Bergamasca, que nasceu em 1992, como forma de homenagear a população botuveraense e a tradição dos imigrantes italianos.

O evento contou com a presença de grande público nos três dias de festa. Atrações culturais como apresentações de grupos folclóricos, do coral Giuseppe Verdi e a animação de diversas bandas como By Brazil, Ragazzi dei Monti, Cia da Vanera, Deco Dalponte, Grupo Itália Nostra e Os 3 Ideais e Banda, fizeram parte da programação. Para encerrar a festa teve Show com Tchê Garotos, no pavilhão principal.

Um dos destaques da Festa Bergamasca é a realização da Santa Missa rezada no dialeto ítalo-bergamasco e animada pelo Coral Giuseppe Verdi, que emocionou a todos com seus cânticos tradicionais italianos.  Neste ano, a missa foi celebrada pelo padre Nelson Tachini, na Igreja Matriz São José.

A culinária italiana é muito apreciada pelos visitantes. O prato típico servido na festa foi caprichosamente feito no fogão a lenha, e todas as massas foram feitas artesanalmente, como manda a tradição.